20 de junho de 2017

A minha reclamação


Ontem fiquei tão indignada, que tive que reclamar.

Segue abaixo a minha reclamação para a TVI: Departamento dos Passatempos Super Quiz


" Boa noite. 

Sou espetadora assídua da TVI, e sempre gostei muito deste canal, mas o que vi hoje perturba-me. 
Muito. 

Como licenciada em Marketing e Publicidade, sei bem o valor comercial que este tipo de jogos, concursos trazem para a empresa, e o impacto brutal que causa nos consumidores, estes que desenfreados, correm para os telefones a marcar vezes sem conta o dito numero 760 200 777, gastando o que têm e o que não têm na esperança de serem "os escolhidos" os selecionados e acertarem nas respostas corretas, qual personagens do filme "A Ilha" de Michael Bay [que vivem acreditando que irão ganhar a lotaria para irem para a ilha, quando na verdade essa ilha não existe], podendo amealhar algum dinheiro, ou até mesmo superar algumas das dificuldades diárias, que muitas das famílias hoje em dia passam. 

Isto é uma atrocidade. 
Não passam de ações de marketing literalmente enganadoras para o consumidor. Que anda meio mundo a enganar o outro meio mundo já não é novidade. Mas vindo de um grupo televisivo em que as pessoas confiam nos seus conteúdos, não era para existir mais transparência e veracidade? 
Como é possível esta roubalheira à descarada? Este engano para o consumidor? Onde inúmeros problemas se levantam e a crise chega a tantas famílias? Como é possível ainda haver este tipo de programas? 

Hoje resolvi ver o programa com olhos de ver e escuta ativa. 
Prometem inicialmente um valor baixo, e vão aumentando esse valor, para seduzirem o espetador, incitando à marcação sucessiva do número, para os manterem agarrados ao televisor e ao telefone até ao final do programa. 
Mas isto tudo de forma desonesta. 
Sim, desonesta, porque isto é um roubo!
No 3º jogo do programa, onde pedia para encontrar 3 caras humanas escondidas, eu, após ver as opções verifiquei que a resposta correta estava nos números 7;13;21. 

Liguei. 
Liguei mais uma vez. 
E outra. 
E mais outra ainda. 

Sim, fui estúpida por contribuir para o "sucesso monetário" deste programa que para mim não vale nada. Nada mesmo. 

São neste preciso momento duas da manhã, já fizeram dois intervalos e o mesmo jogo mantêm-se. Depois ainda o discurso da apresentadora, muito vêm a apresentadora (que está apenas a cumprir ordens superiores da dita produção deste enredo todo) dizer e afirmar que ninguém sabe a resposta porque o telefone ainda não tocou. 

O telefone ainda não tocou? 

Poupem-me. 
Poupem-me a mim e a uns milhares de portugueses. 
Poupem o nome da TVI. 
Poupem o dinheiro que amealham a enganar o povo. 

Como eu quantas pessoas ligaram também elas com a resposta correta? E a produção não fez nada para selecionar esses números. E porquê? Porque não lhes convém. Porque quer ganhar mais uns trocos com as chamadas do povo. Tinha esperança que isto fosse melhor. Que já não era possível e que não haviam programas assim. 
Já nem falo no modico valor de 1500€ prometidos, mas na dignidade e honestidade da estação. Se querem continuar, por favor, não enganem desta maneira as pessoas que depositam esperança e acreditam que podem ganhar através destes jogos. Isto é no mínimo vergonhoso. Antes tivessem a ombridade de doarem esse valor a quem está a passar pelas dificuldades dos incêndios que assolapam o nosso pais, ao invés de benefícios e lucros empresariais. 

A minha indignação pode ser apenas mais uma, nas tantas outras que já li acerca do mesmo programa.
Mas de mim e de todos os meus próximos, garanto-vos, que não lucram mais um cêntimo. 

Porque antes de sermos profissionais de marketing, somos consumidores.

Grata pela atenção disponibilizada. "




Tive que expressar todo o sentimento negativo que ia cá dentro. Porque se somos livres de expressar a nossa opinião, porque não reclamar? Reclamar nem sempre é negativo, mas é uma forma de melhorar. Sempre. 

Enquanto aguardo uma resposta.


3 comentários:

  1. Olá Maria,

    Não conhecia o jogo, pois para ser sincera raramente vejo televisão portuguesa. Realmente anda meio mundo a enganar outro meio....é triste, muito triste! Fizeste bem em reclamar, pois se nos calarmos, as mentiras continuam ainda mais facilmente. Pode até não dar em nada, mas pelo menos reclamaste (e desabafaste).

    E infelizmente esta situação só vem reflectir o que se passa na nossa sociedade e do nosso país, o roubo e a mentira dissimulada, à nossa espreita em "cada esquina".

    Beijinho grande e continuação de uma boa semana <3
    http://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla, tens toda a razão.
      É triste percebermos que estas situações acontecem frequentemente, e que ainda existem muitas pessoas que acreditam neste tipo de programas, e ladainhas, e que se ligarem muitas vezes ganham.Esquecem-se, ou muitas delas não têm conhecimento da realidade, e que aquilo que está definido em regulamento às vezes não é tão linear como eles querem que se entenda.
      No entanto não poderia deixar de expressar a minha indignação, quando por trás percebemos que tudo não passa de uma estratégia de marketing.
      A opinião do consumidor é fundamental. Tanto quando estão satisfeitos com o produto/serviço, ou até mesmo quando não estão. Só assim as coisas podem mudar. Ou pelo menos, tentamos que mudem.

      Beijinho grande e resto de boa semana <3

      Eliminar
  2. Completamente de acordo contigo. Também já fui "estúpida" ao ponto de contribuir monetariamente para o sucesso deste género de concursos. Até há um vídeo que se tornou viral no qual pediam uma palavra com quatro letras e as pessoas ligavam e diziam amor e a apresentadora dizia que amor não tinha quatro letras e as pessoas acabavam por não levar dinheiro nenhum. E sabe-se lá quantas vezes ligaram...

    Muito obrigada minha querida. Vou seguir o blog! Beijinho grande

    ResponderEliminar